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19 de fevereiro de 2019

Diabetes e Nutrição

Por que importa o que eu como?

O que você come está intimamente ligado à quantidade de açúcar no sangue. As escolhas alimentares certas irão ajudá-lo a controlar o seu nível de açúcar no sangue.

Eu tenho que seguir uma dieta especial?

Não há uma “dieta específica para diabetes”. Seu médico provavelmente sugerirá que você trabalhe com um nutricionista para planejar um plano de refeições. Um plano de refeições é um guia que informa quais tipos de alimentos comer nas refeições e lanches. O plano também informa quanto alimento ter. Para a maioria das pessoas que têm diabetes (e aquelas que não têm, também), uma dieta saudável consiste de 40% a 60% de calorias de carboidratos, 20% de proteínas e 30% ou menos de gordura. Deve ser baixo em colesterol, baixo teor de sal e baixo teor de açúcar adicionado.

Posso comer açúcar?

Sim. Nos últimos anos, os médicos descobriram que comer um pouco de açúcar geralmente não causa problemas para a maioria das pessoas que têm diabetes – desde que faça parte de uma dieta equilibrada. Apenas tenha cuidado com quanto açúcar você come e tente não adicionar açúcar aos alimentos.

Que tipos de alimentos posso comer?

Em geral, em cada refeição você pode ter de 2 a 5 opções (ou até 60 gramas) de carboidratos, 1 escolha de proteína e certa quantidade de gordura. Fale com o seu médico ou nutricionista para aconselhamento específico.

Carboidratos Carboidratos são encontrados em frutas, legumes, feijão, laticínios e alimentos ricos em amido, como pães. Tente ter frutas frescas em vez de frutas enlatadas, sucos de frutas ou frutas secas. Você pode comer legumes frescos e vegetais congelados ou enlatados. Condimentos como maionese sem gordura, ketchup e mostarda também são carboidratos.

Proteína. A proteína é encontrada em carnes, aves, peixes, laticínios, feijão e alguns vegetais. Tente comer frango e peixe com mais frequência do que carne vermelha. Não coma a pele de aves de capoeira, e apare a gordura extra de toda a carne. Escolha opções sem gordura ou com pouca gordura quando comer laticínios, como queijos e iogurtes.

Gordura. Manteiga, margarina, banha e óleos adicionam gordura aos alimentos. A gordura também está presente em muitos produtos lácteos e carne. Tente evitar alimentos fritos, pratos à base de maionese (a menos que sejam feitos com maionese sem gordura), gema de ovo, bacon e produtos lácteos com alto teor de gordura. Seu médico ou nutricionista lhe dirá quantos gramas de gordura você pode ingerir todos os dias. Ao comer versões sem gordura de alimentos (como maionese e manteiga), verifique o rótulo para ver quantos gramas de carboidratos eles contêm. Tenha em mente que esses produtos geralmente adicionam açúcar.

 

Dr. Leonardo Avila Lins
Dr. Leonardo Avila Lins
Médico carioca com mais de 30 anos de experiência em consultas nas especialidades de Cardiologia, Clínica Médica, Terapia Intensiva e Nutrologia.

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